As pessoas sempre me perguntam: “Como identificar se uma empresa é uma pirâmide ou não?”
Bom, existem vários indícios que demonstram isso, sendo um deles, quando a empresa se lança no MMN e coloca um produto ou serviço para mascarar um negócio ilícito. Na verdade, ela está é distribuindo o dinheiro de terceiros, pois ela cobra muito mais do que o produto/serviço vale e acrescenta também o valor de repasse, para então, poder cobrir o tal bônus. A conta é feita de fora pra dentro. Esse é o grande erro, ou a ‘sacanagem’ mesmo.
Sendo assim, um dos maiores indicadores é quando a empresa, para sobreviver, depende exclusivamente de novos entrantes no negócio, o tal kit de adesão, que possui um produto ou serviço agregado (qdo possui), e não das vendas e do seu consumo mensal.
Nesse caso, o dinheiro pago por esse novo associado, é, em grande parte, repassado ao patrocinador e até a outros distribuidores/associados. O foco NÃO está na venda desse produto ou serviço, pois ele é irrelevante, sendo o que interessa mesmo é o dinheiro que será pago pela adesão ao negócio.
Quando você tem uma empresa que paga corretamente um distribuidor, a comissão vem de dentro dela, ou seja, de parte do lucro que ela abre mão e da diminuição dos seus custos com, por exemplo, a distribuição e publicidade, já que agora é feita pelo distribuidor associado, afinal, a empresa tem um novo canal de distribuição.
Ou seja, jamais o dinheiro pago de bônus à outros distribuidores poderá vir do dinheiro de terceiros, o que caracteriza uma pirâmide, pois estará empilhando pessoas e simplesmente repassando o $$ numa rede ou numa pirâmide literalmente.
As pessoas que entram em uma empresa de MMN e pagam por um kit de adesão, não tem nada de errado, desde que o preço pago pelos produtos/serviços sejam formatados de duas formas:
-Opção 1. Com o preço de catálogo, ou seja, com desconto de associado, assim esse novo distribuidor pode revender os produtos e ter um ganho logo de cara para ajudar a cobrir seu investimento inicial e o seu patrocinador ganhar pelo bônus de rede.
-Opção 2. Com preço de revenda (de consumidor), ou seja, sem desconto, onde quem ganha mais é o associado. Assim, dependendo do plano de negócios, a empresa tem mais margem para pagar o bônus de adesão ao associado e ficar com mais lucro também.
Isso pode variar, de acordo com a estratégia da empresa, visando mais o associado ou o novo distribuidor e, ainda, criando kits com intervalos de descontos, assim pode beneficiar ambos, de acordo com as opções de kits de adesão.
Deve-se ainda levar em consideração que a empresa tem o custo administrativo, com materiais (literatura, pasta, etc) e o escritório virtual.
Portanto, independente dos tipos de kits de adesão, o bônus pago ao associado vem do $$ de dentro da empresa, pago pela aquisição destes produtos, ou seja, onde parte dele é formado por:
– Com base na opção 1: pelo bônus de rede, ou
– Com base na opção 2: pelo ganho na venda direta + pelo bônus de rede.
Esclarecendo que o ganho na venda direta é a diferença entre o preço de consumidor e o preço de catálogo pago pelo associado, e o bônus de rede é feito com base no preço de catálogo, pois essa é a receita real da empresa.
Então, fique atento às empresas que mascaram com produtos superfaturados para poder pagar os tais bônus com o seu dinheiro, pois as empresas de vendas diretas tem que ter mais volume de negócios oriundos das vendas desses produtos, do que de novos entrantes.
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Muito bom o artigo, bem esclarecedor.
Se todos que fazem esse tipo de negócio soubessem esclarecer assim sobre esse assunto ficaria muito mais fácil não entrar numa furada. Parabéns pelos esclarecimentos.