Growth Hacking e Growth Marketing são estratégias essenciais para a sua empresa
Growth: uma palavrinha em inglês que tem estado na boca dos profissionais dos ramos de negócios, marketing e tecnologia. O termo significa crescimento, e se refere a um conjunto de estratégias voltadas para a experimentação, que tem o intuito de encontrar as melhores práticas para alavancar o crescimento de uma determinada empresa.
No mercado, atualmente, a estratégia aparece tanto como Growth Hacking e Growth Marketing, e ambos os termos estão interligados. Eles foram criados por Sean Ellis, conhecido como o “pai do growth” por liderar estratégias de crescimento em grandes empresas, como Facebook, Twitter, Dropbox e Uber.
Hoje, growth é traduzido também como marketing orientado a experimentos, o que na prática significa que são realizados inúmeros testes (tais como os testes A/B que profissionais que gerenciam mídias sociais já costumam fazer, por exemplo), até conhecer a forma ideal de fazer um determinado negócio crescer com economia e rapidez.
A prática se popularizou com o surgimento das startups, que precisam ter um crescimento elevado em curto prazo e baixo orçamento, e atualmente está sendo aplicada também por outros modelos de empresas.
Como funciona o growth?
Testar é a base do growth, e tudo começa com a definição de metas de crescimento, e com a realização de pesquisas. Ao longo do chamado ciclo de growth, há também o brainstorming, e a priorização das melhores ideias, que deverão ser testadas várias vezes e de diferentes formas. Em uma estratégia de growth, errar não é problema, pois novos testes acabam sendo feitos o tempo todo. A ideia é alcançar a melhoria e o crescimento contínuos.
Conheça, a seguir, as premissas do growth hacking:
Crescer: a premissa mais básica, mas que engloba diversas expertises;
Métrica norte: o que é crescimento para a sua empresa ou qual problema precisa ser resolvido? Ter essas questões bem resolvidas irá guiar o rumo das estratégias de growth;
Experimentos: o motor da operação de growth. Aqui temos os testes de otimização ou testes A/B, que otimizam algo já existente de maneira rápida, e também os testes de descoberta, que envolvem tentativas de fazer algo nunca antes feito.
Por que fazer growth hacking?
Um dos pontos positivos de fazer growth é que o tempo, os esforços e os recursos utilizados em busca de soluções milagrosas, são destinados a experimentações diversas, que podem resultar em oportunidades mais realistas. A grande questão é que esses experimentos podem demorar, por isso as empresas devem se manter sempre testando em paralelo às suas outras realizações. O lado bom é que dá para fazer várias experimentações de uma vez só, o que agiliza o processo.
A empresa que faz growth acumula aprendizado, pois o próprio processo possibilita isso, ainda que os resultados sejam negativos. Como diz o ditado: “é errando que se aprende”, e no growth errar é totalmente permitido e esperado.
Quem é o profissional que trabalha com growth?
Podem trabalhar nesse ramo profissionais das áreas de Marketing, Administração, Tecnologia, entre outras, que possuam aptidão e visão estratégica para negócios. Quem atua com growth é chamado de growh hacker, e sua atividade envolve a pesquisa de brechas ainda não aproveitadas do mercado, que possam gerar crescimento e viralização do negócio. Esse crescimento, por sua vez, de acordo com Sean Ellis, é uma equação básica que envolve a atração de novos usuários (aquisição) e a retenção daqueles já adquiridos (retenção).
Invista em conhecimento para ser um profissional inovador
Empreender e gerir uma empresa exige muito mais do que ideias criativas e networking. Administrar um negócio envolve gestão de pessoas, organização, planejamento estratégico, além de análise de mercado e concorrência, e muito mais. E agora, muito mais do que antes, exige também a aplicação de estratégias de Growth.
E para se manter atualizado e administrar uma empresa potente, pronta para crescer juntamente com os melhores profissionais do mercado, é preciso investir em conhecimento. Os melhores cursos podem ser encontrados com o auxílio do Educa Mais Brasil, maior programa privado de bolsas de estudo do nosso País.
Parceiro das melhores instituições de ensino particulares, o Educa Mais Brasil garante uma economia de até 70% nas mensalidades de diversos cursos. Aproveite agora essa oportunidade.
Fonte: Educa+Brasil