Olá!
É com grande satisfação que, após longos quatro anos de dedicação, empenho em mais de 5.500 horas de trabalho duro e, também, horas de estudo técnico e análise de mercado, que concluo a rede social FreeBiz. Com certeza, um projeto dessa dimensão não se faz de uma hora para outra, mas tudo nasce com um sonho, uma ideia, que passa pelo amadurecimento imaginário até começar a tomar ‘corpo’. A linha é muito tênue entre esse processo e a desistência. Você precisa de um propósito muito grande, claro na sua mente que te faça visualizar tudo que não existe, como se já fosse. Eu entendo isso como fé.
A Ideia
Criei minha primeira empresa em 1996, com um sócio e, em 2000, a LM Designs, onde, desde então, criamos e desenvolvemos projetos web, entre eles, sites, blogs, lojas virtuais e projetos exclusivos como lojas para franquias, marketplaces com programa de afiliados, entre outros. Foi através da consultoria para as empresas em criar seus projetos ao longo desses anos que comecei a visualizar a possibilidade de se construir um ambiente voltado ao empreendedorismo, que pudesse ser um espaço destinado a quem quisesse aprender a construir o seu negócio, através das experiências de terceiros.
Surgiu então meu primeiro projeto particular – o ‘Espaço do Empreendedor’, no final de 2014, que já possuía o ‘esqueleto’ de algumas das funções que viriam a se tornar, três anos depois, o FreeBiz.
Iniciei assim, em março de 2016, o desenvolvimento da rede social FreeBiz. A rede foi criada para compartilhar informação, conhecimento e gerar aprendizado, onde, através do conteúdo de qualidade, seja por um vídeo, podcast, ebook, artigo, infográfico, entre outros, de diversos criadores, pudesse estar mais acessível e concentrado em um único ambiente, a todos as pessoas e profissionais em geral, como, empresários, empreendedores, profissionais liberais, autônomos, e todos que assim o quisessem.
Essa foi a ideia inicial no projeto piloto. Dentre as demais funções a se implantar, uma voltada ao marketing de conteúdo, onde o criador desse o conteúdo pudesse, além de distribuí-lo gratuitamente e divulgar o seu nome/marca, pudesse também ganhar dinheiro com a venda dos materiais que assim quisesse. Me veio a ideia então de criar uma moeda interna, o FBiz.
Com isso, eu poderia construir uma comunidade empreendedora, trocando assim, experiências, dicas, ideias, e qualquer assunto que pudesse ser compartilhado com outras pessoas que as auxiliasse em construir e/ou ampliar seus negócios.
As pessoas gostam muito de reconhecimento, pois é através dele que alguém, um grupo ou uma empresa expressa sua gratidão pelos esforços empreendidos aos que assim fazem parte desse contexto. O reconhecimento traz felicidade, aumento da auto-estima, vontade de continuar sua missão, com foco e dedicação.
Pensando nisso, tive mais uma ideia – a de criar uma classificação que desse direito a Medalhas. Essas medalhas são a representação do seu engajamento, ou seja, sua participação, seja na criação de conteúdo, divulgação do seu negócio, seu conhecimento e interação, através dos seus comentários, likes e compartilhamentos com outros usuários na rede FreeBiz.
Até aqui, eu já havia constituído a rede de empreendedorismo. Mas faltava mais. Então, eu queria criar um novo espaço, integrado à comunidade empreendedora, um mercado de produtores digitais, de produtos e serviços digitais. Criei o ‘Shopping FreeBiz’, e a rede se tornaria um social commerce, integrando os dois em um só.
Tendo como foco o conceito da livre iniciativa, ou seja, de constituir seu próprio negócio sem as burocracias de um negócio tradicional, pensei em ir mais adiante e integrar o marketplace a um programa de afiliados com MMN (marketing multinível, onde sou consultor nessa área), oferecendo assim, a todas as pessoas a possibilidade de gerar renda, através da divulgação dos produtos e serviços disponíveis no shopping FreeBiz, como também, construir uma rede de pessoas associadas com apenas uma missão – divulgação.
E foi assim um pouco dessa caminhada até aqui. Agora você já conhece um pouco da história como a rede FreeBiz nasceu, e ela vai crescer com você e com todas as pessoas que anseiam fazer networking e gerar novos negócios, através da primeira rede de empreendedorismo do Brasil.
Por isso, te convido a nos ajudar a construir essa comunidade de pessoas empreendedoras e visionárias, assim como você, do Brasil para o mundo!
Seja bem-vindo e bons negócios!