1. Falta de planejamento financeiro:
Na minha consultoria, além de criar o plano de compensação, marketing e vendas, antes de mais nada, eu faço uma análise financeira dos custos, margens, preços praticados pela empresa e qual a intenção de percentual que se pretende disponibilizar para a rede do MMN. Além disso, faço uma apresentação dos custos inerentes para se implantar o MMN, como também uma previsibilidade para o negócio nos próximos dois anos.
E mesmo assim, com tudo em mãos, algumas empresas quebram em menos de um ano. Sabe por quê? Porque, infelizmente, por mais incrível que pareça, não dão atenção aos números e fazem como querem, achando que seu produto ou serviço é milagroso, e confiam em uma receita que nem existe, no caso das novas empresas.
Muitos novos empresários acham que ter um capital inicial para montar seu negócio é suficiente e esquecem do capital de giro para sustentá-lo, até que ele aconteça. As empresas já atuantes no mercado e que querem implementar esse novo canal de vendas, acham que o MMN é apenas mais uma forma de distribuir seus produtos e que ele vai andar sozinho, por si só. Enfim, por mais orientadas no durante e, principalmente, o que fazer depois do negócio ser lançado, não fazem o mínimo necessário para construir o negócio de MMN, que tem suas particularidades. Por isso, a necessidade de se contratar um profissional que tenha um conhecimento mais profundo do assunto.
Embora o plano de compensação seja o coração do negócio, ele precisa de elementos para somar e fazer o negócio acontecer, pois ele sozinho não irá funcionar! Uma das principais após o lançamento é saber para onde vai, com um bom plano de ação definido.
2. Falta de um plano de ação:
Como dito anteriormente, essa é uma das peças fundamentais do seu negócio de MMN, após ele estar pronto, é saber analisar o ponto ‘A’ (onde você está) e como fazer para chegar no ponto ‘B'(onde você quer chegar). A empresa precisa de uma liderança que esteja à frente do mercado, bem treinada com o plano de negócios e produtos, pois serão esses líderes que irão abrir a ‘mata’. Eles farão a ponte entre o mercado, os prospects, clientes, leads com a empresa. Treinamento do negócio, motivacional e de produtos são a base de qualquer negócio de MMN.
A importância dos treinamentos:
1) Do negócio: é vital treinar as pessoas sobre como o negócio funciona, além de ensinar estratégias de crescimento.
2) Motivacional: as pessoas possuem suas vidas e fazem o MMN por livre iniciativa, ou seja, por um sonho, por um objetivo, etc. Só que a vida bate forte na gente, o que nos desestimula, pois a gente recebe muito mais negativos do que positivos. Então, estar ligado com o grupo, com pessoas otimistas, que pensam e agem positivamente, faz toda a diferença.
3) De Produtos: eles são a base propulsora do seu negócio, sem eles, não tem vendas, não tem consumo, por consequência, não tem ganhos.
Internamente, a empresa com sua equipe de marketing irá traçar as metas de acordo com os seus objetivos, criar as ações de comunicação e todo material necessário para dar suporte aos associados e os novos que virão. As estratégias de crescimento devem estar delineadas no mínimo para os próximos doze meses. Tudo isso, entre outras coisas, fazem parte do processo de implantação do MMN no seu negócio.
Portanto, minha dica é – não se aventure a entrar nesse mercado sem ter os ingredientes básicos para fazer valer sua empreitada no MMN. Não é um negócio simples, fácil de se implantar ou implementar, mas se feito corretamente irá potencializar o seu capital e, por consequência, o seu negócio.
Acesse meu perfil aqui no FreeBiz @lucianoapmartins
Confira meu perfil no Instagram